quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como é a Teoria de Liderança Como o setor aéreo?


O modelo básico da indústria da aviação nunca muda. Nós temos alguma variedade superficial, que vão desde enfeites caro sem frescura, mas os aviões ainda mover grandes números de pessoas a partir de um aeroporto para outro a uma velocidade que não mudou durante cerca de 50 anos. Por que não aeronaves que são apenas grande o suficiente para pegar uma pessoa, que pode pousar em sua porta, ser controlado por computador e levá-lo ao seu destino em 10 vezes a velocidade do som? Agora que seria um modelo diferente.

Da mesma forma, a teoria da liderança sempre foi sobre o que significa e leva para atingir e manter uma posição de autoridade sobre um grupo de pessoas. Temos algumas concepções muito diferentes de liderança - aqueles oferecidos por Haifetz, Jim Collins, liderança servidora, comando e controle, para citar apenas alguns, mas todos eles compartilham um foco sobre a pessoa no comando. Simplificando, a teoria da liderança tradicional é fascinado pelo executivo-chefe e tudo o que é preciso para ser um.

Por que não questionar este modelo básico? A inclinação não-posicional diz que a liderança não é nada, mas mostrando o caminho, seja pelo exemplo ou explicitamente a promoção de uma nova direção, independentemente de você ter as pessoas que relataram a você ou não.

Suponha que você é um fã Heifetz. Você pode opor-se a minha opinião ao longo das seguintes linhas: Claro, os líderes precisam de uma visão de um futuro melhor, mas eles também podem sentar-se com seguidores de um Heifetz la e ajudá-los a trabalhar com opções para alcançar esse futuro melhor. A liderança pode ser visão e facilitação, em outras palavras. Mas, ao tomar esta linha, você está mostrando o seu interesse em compreender toda a pessoa do líder. Para mim não há líderes'''' somente atos diferentes de liderança.

Considere esta analogia: como definir uma baleia. Eu quero entender o que diferencia as baleias de todos os outros mamíferos. Em contraste, os teóricos tradicionais de liderança são apenas marginalmente interessados ​​nesta questão. Eles são ávidos observadores de baleias. Então, quando eu digo que as características x, y e z diferenciar as baleias de outros mamíferos, você objetar que baleias também têm uma alimentação interessante, acasalando e hábitos de sono. Encolho os ombros para isso, porque esses comportamentos não diferenciá-los dos outros mamíferos. Mas eu posso fazer isso porque eu não estou realmente interessado em baleias para seu próprio bem.

Usando essa analogia em Heifetz, por exemplo, eu diria que ajudar as pessoas a trabalhar por problemas não diferencia os líderes de consultores OD ou os ônibus executivos. A única coisa que todos os líderes têm em comum é a promoção de uma nova direção. Martin Luther King foi levando como um forasteiro quando ele protestou contra a segregação nos ônibus. Ele estava promovendo novas atitudes para o mundo em geral, desafiando o status quo. Ele não tinha autoridade posicional. Mostrando o caminho é também o que alguém faz liderando pelo exemplo. Então, não líder de mercado, empresas ou figuras do esporte conduzindo nomeadamente eventos competitivos e, claro, aqueles que mostram a liderança de baixo para cima. Além disso, se você pode promover com sucesso um novo rumo como um outsider, mesmo sem saber os seus seguidores e muito menos sentar-se com eles de forma facilitadora, então tal comportamento não pode ser um fator necessário, diferenciar.

Se você aceitar o modelo tradicional de liderança, você naturalmente quer entender toda a pessoa do líder: origens, desenvolvimento, caráter, estilo, etc Para mim, não existem características comuns a toda a vasta diversidade de pessoas que encontramos na sênior funções executivas. A busca para compreender essas pessoas é dolorosa justamente porque é tão desesperador. Eles simplesmente têm muito pouco em comum. O movimento toda a reconhecer fatores situacionais ou contextuais é defensiva. Isso nos permite manter a crença viva de que ainda existem alguns universais, ainda a ser descobertos através de todos os líderes posicionais.

Um novo modelo diz que a liderança pode ser mostrado por qualquer pessoa, pois poderia ser uma ação de uma vez-em-um-vida simples. E eu enfaticamente não significa que qualquer um pode ser um executivo. Eu quis apenas dizer que toda a gente tem alguma idéia de como fazer algo que é melhor do que seus colegas ou ela está fazendo. Independentemente de quão pequena escala e local esta acção pode ser, ainda é definida como a liderança com sucesso persuadir as pessoas a mudar de direção.

Os tradicionalistas ficam fascinados com o CEO por uma boa razão. Eles querem heróis que podem ser vistas como modelos em sua própria busca para se melhorar. Não há nada de errado com que se esforça para ser como nossos modelos, mas o papel de CEO é demasiado complexo para ser incluído sob o rótulo de liderança. CEOs mostrar alguma liderança agora e, em seguida, mas muito do que eles fazem é realmente apenas uma boa gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário